O QUE SIGNIFICA MISSÃO

Mas o que significa missão e quem pode ser missionário?

O Dicionário Aurélio define: missão significa incumbência, encargo; ato de enviar ou de ser enviado; desempenho de um dever.

A missão para os cristãos significa propagar o Evangelho através da Igreja. Ser missionário é um dever. Temos a incumbência, o propósito de levar a Palavra do Senhor a diversos lugares.

Mas como anunciar o Evangelho se não tenho dom da profecia, ou de falar em línguas?

Santa Terezinha, padroeira dos missionários, também buscou resposta para essas perguntas e as encontrou nas Cartas de São Paulo aos Coríntios:

Entendeu que a Igreja é formada por membros diferentes e que os olhos não podem ao mesmo tempo ser as mãos. ‘Ora, vocês são o corpo de Cristo, cada um no seu lugar’, diz São Paulo. A resposta era clara, mas Santa Terezinha não ficou satisfeita nem em paz.  E ela continuou buscando e encontrou a frase que a confortou profundamente: procurai com ardor os dons mais perfeitos, eu vou mostrar-vos um caminho mais excelente que nos leva com segurança até Deus.

Acima de tudo, o amor. Mesmo que eu falasse todas as línguas, que eu tivesse o dom da profecia, ainda que eu distribuísse todos os meus bens aos famintos, se eu não tivesse amor, eu nada seria. 

Santa Terezinha disse: “compreendi que só o amor faz atuar os membros da igreja e que se o amor viesse a extinguir-se, nem os apóstolos continuariam a anunciar o Evangelho, nem os mártires a derramar seu sangue, compreendi que o amor encerra em si todas as vocações, que o amor é tudo e que abrange todos os tempos e lugares, num palavra, que o amor é eterno. Finalmente encontrei minha vocação: o amor. Encontrei meu lugar na Igreja, e este lugar, ó meus Deus, foste vós que me deste: no coração da Igreja. Eu serei o amor, com o amor serei tudo, e assim será realizado o meu sonho”.

Então, para sermos missionários só precisamos amar!

A missão renova a Igreja desde o início – “Ide por todo o mundo, pregai o Evangelho a toda criatura” – evangelizar é levar a Palavra de Deus, que também é anunciada com nossas atitudes, nossa ternura no olhar, o respeito no trato das pessoas, o carinho com que acolhemos os visitantes, a escuta que cedemos aos nossos familiares, aos colegas de trabalho, o perdão que oferecemos. Ser missionário é rezar uns pelos outros, para que não haja divisão entre nós, mas para que todos tenham igual cuidado uns para com os outros. É viver em fraternidade e comunhão.

Percurso formativo missionário

Para aprendermos ainda mais sobre ser missionário, a Paróquia Santa Maria Mãe de Deus, em parceria com a Comunidade Missionária de Villaregia está promovendo um percurso formativo específico, que teve início com a celebração do Dia Mundial das Missões, nos dias 22 e 23 de outubro de 2016.

Celebrações do dia Mundial das Missões

Sensibilização e informação sobre a Missão da Igreja- visita e participação nas celebrações dos missionários da Comunidade Missionária de Villaregia.  Padre Federico Santin, Irmã Bertilla, o casal Silvana e Paulo visitaram nossas comunidades e deram testemunho da vida missionária.

 

Início do percurso formativo- novembro de 2016

Mais de 100 pessoas, representando todas as cinco comunidades paroquiais, participaram do encontro com os missionários da Comunidade Missionária de Villaregia, para refletirem sobre a missão na igreja e o chamado missionário a todos os batizados.

A Irmã Bertilla, no dia 10 de novembro, abordou o tema: A missão nasce da Trindade.

Padre Federico apresentou a palestra: Somos batizados, somos missionários.

 

Os comentários estão fechados.